Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

Agenda da Educação no Brasil

1. Em março começa a discussão do Plano Nacional de Educação, que valerá para os próximos dez anos no Brasil. O texto inicial foi encaminhado pelo Ministério da Educação para o Congresso Nacional. É uma espécie de constituição da educação brasileira. A bola agora, está parada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Veja matéria especial sobre o PNE em www.brasileconomico.com.br e acompanhe os debates via www.camara.gov.br acessando a Comissão de Educação.

2. PRONATEC, o Prouni para as Escolas Técnicas, será anunciado pela Presidenta Dilma e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, nos próximos dias. São intensas as negociações com o Sistema S no momento. Saldo em dívida do Sistema S com a União para o Salário Educação, garante sustentação para a proposta, apoiada pela população. A dívida será trocada por vagas. Tem urgência em função da necessidade de mão-de-obra qualificada para tocar o crescimento econômico brasileiro, que em 2010 foi de 7,5% para o PIB, levando o Brasil para a sétima economia do mundo. O PIB brasileiro está em cerca de US$ 2,1 trilhões, pelo IBGE. Em tempo, o PRONATEC conciliará o saber técnico com o saber clássico do ensino médio, como aulas de humanidades e biológicas, além do português fundamental e da matemática. Não será o achatamento do saber intelectual de outrora feita nos cursos técnicos "instrumentais" e que quase desarmou o Brasil para as peripécias e inovações da sociedade do conhecimento.
3. USP fora do prumo social do Brasil real: foi noticiado que 25% dos aprovados para as vagas da USP em 2011 não fizeram a matrícula de primeira chamada. Não é que muita gente não quer fazer a USP, mas parece que a USP perdeu o contato com a realidade social e se encastelou numa torre de marfim para uma batida e bem conhecida elite tradicional privilegiada e dinossaurica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário